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05 alimentos para fortalecer as articulações

As articulações têm um papel fundamental nos movimentos que realizamos no dia a dia, permitindo que os ossos e cartilagens se movimentem em resposta a contrações musculares.

Para garantir a saúde das articulações é preciso manter-se dentro do peso ideal, ter boa postura, fazer alongamentos e aquecimentos, praticar exercícios para fortalecer o corpo e não ultrapassar o seu limite.

Mas, além disso, a alimentação também contribui, e muito! Por isso, separamos algumas dicas de alimentos que você pode incluir na sua dieta hoje mesmo. Confira:

Peixes Azuis

Peixes de águas frias, como o salmão, fornecem ômega-3, um potente anti-inflamatório que diminui as dores nas articulações. O recomendado é consumir, pelo menos, 2 vezes por semana.

Você também encontra ômega 3 em frutos secos (especialmente as nozes) e sementes (linhaça, por exemplo).

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C, presente em laranjas, morangos, kiwis, brócolis, etc., auxilia na formação e estabilização do colágeno, permitindo que as fibras ganhem estabilidade e resistência, principalmente nas articulações, nos tendões e ligamentos, onde essa proteína se encontra em maior quantidade.

O consumo de alimentos que contenham vitamina C deve ser diário, portanto, pelo menos uma das suas refeições deverá conter verduras cruas e/ou frutas.

Iogurte

Iogurte e leites fermentados são compostos por bactérias do bem (lactobacilos) que podem beneficiar as juntas, ajudando a amenizar o inchaço e a sensibilidade das articulações.

Cúrcuma

Também conhecido como açafrão da terra, o cúrcuma é um tempero com um poder antioxidante e anti-inflamatório altíssimo que ajuda a evitar dores nas articulações.

Proteínas magras

As proteínas são importantes para a construção de um tecido conjuntivo saudável e fortalecimento dos músculos que, por sua vez, oferecem suporte às articulações.

Para isso, você pode incluir na sua alimentação: feijão, ovo, aves, peixe, frango, queijo cottage, carne vermelha magra, iogurtes magros e tofu.

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