5 cuidados essenciais que você deve ter em um pós-operatório

O pós-operatório é o momento após a cirurgia que precisa de cuidados especiais até a total reabilitação do paciente. Apesar das inúmeras orientações médicas para estes cuidados, é sempre importante reforçar esse ponto.

Confira 5 cuidados básicos que são indispensáveis para garantir o melhor resultado da cirurgia:

 ► Evite fumar, pelo menos, nos primeiros 30 dias;

► Evite frituras, alimentos gordurosos, condimentos, carnes suínas ou doces, para que a recuperação seja mais rápida. E claro, evite ingerir bebidas alcoólicas.

► Evite exposição ao sol e ambientes quentes. A vasodilatação é comum em dias mais quentes e isso aumenta o risco de sangramento, dificultando a cicatrização. Importante cuidar com a temperatura da água no banho também, optando por banhos mornos e rápidos;

► Moderação com as atividades físicas, para não forçar a cicatriz. Sempre consulte seu médico a respeito do tempo de repouso antes de retomar os exercícios;

► Cuidado com indicações caseiras de colegas, por mais que apareçam com excelentes dicas, principalmente de cremes e produtos, que funcionaram com ela.

 Não esqueça: tenha muita calma, não tente acelerar o processo de recuperação e consulte o seu médico sempre que houver dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *