A importância de escolher o colchão e travesseiro ideais

Prestar atenção onde (e como) você dorme é fundamental para evitar dor nas costas e alguns problemas de saúde.

Existem alguns fatores envolvidos na hora de escolher um bom colchão e travesseiros. O peso, altura e o jeito de dormir de cada pessoa, por exemplo, não podem ser deixados de lado na hora de escolher.

Colchão

Um bom colchão deve manter o mesmo alinhamento natural da coluna de quando estamos em pé. Se o colchão for duro demais, por exemplo, os músculos ficam tensos e a coluna se entorta. Caso seja muito mole, não haverá sustentação para quadris, ombros e coxas e consequentemente a coluna também ficará torta.

O colchão mais firme não é necessariamente o melhor. Ele não é capaz de suportar a coluna uniformemente, tendendo a suportar apenas as partes mais pesadas do corpo. Por outro lado, um colchão extremamente macio também evita que a coluna permaneça em seu alinhamento fisiológico.

O ideal é escolher aquele que proporciona conforto e apoio para o corpo em diferentes posições. O colchão precisa estar de acordo com o tipo físico para acomodar o corpo e suportar o peso sem pressionar nenhum ponto, apresentando uma densidade ou firmeza média para o indivíduo, o que varia de pessoa para pessoa.

Travesseiro

O pescoço precisa estar acomodado de uma maneira que fique alinhado à coluna. Para quem dorme de lado, o travesseiro deve ter uma altura que se encaixe formando um ângulo de 90 graus entre o pescoço e o ombro. Nesta posição, os joelhos devem estar semiflexionados, com um travesseiro entre eles.

Atente-se, também, à posição em que você dorme!

Ao deitar em um colchão, seja de lado ou de barriga para cima, a coluna deve permanecer alinhada e não pode haver dor nos quadris, ombros, coluna lombar ou cervical.

Dormir de lado, com os joelhos dobrados ou com um travesseiro entre os joelhos, é a melhor maneira de manter a postura adequada. Se você prefere dormir de costas, coloque um travesseiro sob os joelhos.

Dormir de barriga para baixo ou com a cabeça elevada em um travesseiro grande, dificulta a manutenção da curvatura fisiológica da coluna, bem como aumenta a pressão sobre o diafragma e os pulmões. Essa posição pode levar a um sono menos reparador e até determinar dor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *