Residência Médica

Histórico

Em novembro de 1991, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia IOT Joinville foi credenciado pela Comissão de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – CET/SBOT como o primeiro Serviço de Residência Médica de Santa Catarina autorizado em especializar médicos em ortopedistas.

Desde então, temos orgulho de confirmar o sucesso dos nossos médicos residentes na obtenção do título de especialista – TEOT, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, com 100% de aprovação.

Hoje em parceria com o Hospital Municipal São José – HMSJ, dispomos de seis vagas anuais para especialidade de ortopedia e traumatologia, através de prova de seleção.

Atualmente contamos com 26 médicos docentes que dentro de cada área de atuação (coluna, membro superior, quadril, joelho, pé e tornozelo, trauma, oncologia ortopédica e pediátrica), ministram aulas práticas e teóricas aos médicos residentes.

O destaque se dá por conta do credenciamento junto ao Ministério da Educação e Cultura – MEC, da formação de novos médicos na área da Ortopedia e Traumatologia com complementação na cirurgia dos Médicos Residentes do 4º e 5º ano da COLUNA VERTEBRAL e CIRURGIA DA MÃO e dos Médicos Residentes do 4º ano do JOELHO; PÉ/TORNOZELO e ORTOPEDIA PEDIATRICA.

O objetivo do nosso serviço se deve ao principal fator de que a Residência Médica SBOT-MEC/CET/IOT/HMSJ, ao longo dos seus vinte e cinco anos de existência, vem desenvolvendo seu método de ensino com excelência no intuito de ensinar, treinar, aprimorar novas técnicas com elevada formação profissional, moral e ética para que os futuros médicos especialistas estejam aptos a exercer sua profissão com eficiência.

Atividade Universitária

Com a criação do curso de medicina da Universidade de Joinville (UNIVILLE), o IOT foi convidado a integrar seu corpo docente, inclusive com a obtenção do título de mestre pelos Drs. Valdir Steglich, Carlos Henrique Maçaneiro, Dr. Ricardo Kiyoshi Miyamoto e Ricardo K. Miyamoto e Dr. Marco Antonio Schueda.

Atuação nos Hospitais

Hospital Municipal São José – HMSJ
Hospital Infantil Jeser Amarante Faria – HJAF
Centro Hospitalar Unimed – CHU
Hospital Dona Helena – HDH
Concurso Público ao Processo Seletivo para Residência Médica

Realizado pela Associação Catarinense de Medicina – ACM, acontece normalmente no mês de novembro, sendo que o edital é publicado com antecedência no http://www.acm.org.br/ ou http://www.acm.org.br/?s=prova+residencia+medica.

Critérios para Estágio

Recebemos estagiários de todo país e do exterior. Deve ser feita a solicitação através de uma carta de apresentação e período de interesse diretamente para a COREME – SRMEPT do Hospital Municipal São José – HMSJ através do e-mail srmept@yahoo.com.br Cc para residência@iot.com.br. Após análise e aprovação manterá contato confirmando ou não a liberação para o estágio.