Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
info@example.com

Related Posts

Blog

Saiba mais: Escoliose

A coluna vertebral é o eixo central do esqueleto humano. É ela que mantém a postura ereta, possibilita a movimentação dos membros superiores e inferiores, protege a medula espinhal, garante suporte ao peso do corpo, entre outros. Quando o alinhamento da coluna apresenta uma curvatura maior do que 10 graus, para o lado esquerdo ou direito, resultando em um formato de “S” ou “C”, temos uma deformidade vertebral, conhecida como Escoliose.

Sintomas 

As escolioses podem apresentar prognósticos muito diferentes, devido à variação da sua progressividade e gravidade de suas curvas. Na maioria dos casos, costuma ter sintomas discretos, principalmente em pacientes jovens, ou não apresentá-los, no entanto, o paciente poderá sentir:  Fadiga nas costas, após ficar muito tempo sentado ou em pé;  Dor muscular, de leve a intensa;  Sinais físicos: 1. Um ombro mais alto do que o outro; 2. Um ombro sobressai mais que o outro; 3. Um lado da caixa torácica parece maior do que o outro; 4. Um quadril parece “mais alto” do que o outro; 5. A cintura pode parecer desigual; 6. O corpo se inclina para um lado; 7. Uma perna pode parecer menor do que a outra.

Tratamento 

O tratamento tem como fator preponderante a faixa etária, ou seja, podemos dividir em pacientes em fase de crescimento com maturidade óssea, flexibilidade, gravidade da curva e do grau da angulação.

De uma maneira geral, pacientes em crescimento com curva variando de 0 a 20 graus a conduta é exercícios de correção postural, fisioterapia, RPG…, porém, em curvas entre 20 a 40 graus a indicação do uso de colete e em pacientes em crescimento com mais de 40 graus a indicação para correção é cirúrgica.

Pacientes esqueleticamente maduros podem piorar a escoliose, porém, não há indicação de uso de colete, nesses casos recomenda-se avaliação a cada 18 meses.

IMPORTANTE 

O diagnóstico é realizado apenas por um médico especialista, através de testes clínicos e de radiografias e, em todos os casos é sempre importante fazer um diagnóstico precoce.

Sem comentários
Comentar
Name
E-mail
Website