Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
info@example.com

Related Posts

Blog

Diferenças entre artrite e artrose

Artrite e artrose são doenças com causas e tratamento diferentes, porém com sintomas muito parecidos. O que as une é um sintoma em comum: dores intensas nas articulações, o que normalmente pode causar alguma confusão.

Ambas fazem parte do quadro de reumatismo que engloba inúmeros tipos diferentes de doença. Tudo o que acomete as juntas chama-se artrite. Em geral, quando falamos artrite nos referimos à artrite reumatoide, já a artrose é corretamente chamada de osteoartrite.

Artrite é uma inflamação na articulação relacionada a uma disfunção do sistema imunológico que promove inchaço, dor, rigidez e vermelhidão nas regiões acometidas. Essas articulações ficam praticamente imóveis e rígidas por causa do processo inflamatório, normalmente acomete pessoas de idade mais avançada. As articulações envolvidas são as mais próximas do punho e o próprio punho.

Já a artrose, ocorre quando a cartilagem, responsável por nutrir os tecidos entre os ossos e evitar o atrito entre eles, está gasta. Pode ocorrer em todas as idades, com maior incidência no sexo feminino. As articulações mais atingidas são próximas às unhas onde há a formação de pequenos nódulos, chamados nódulos de Heberben (quadro equivalente ao do bico de papagaio que se desenvolve na coluna).

A doença progride, em geral, da seguinte forma. Em primeiro lugar, ocorre uma modificação na cartilagem articular que se interpõe entre os ossos para permitir o contato de um com o outro. No entanto, à medida que a cartilagem sofre um processo inflamatório que desgasta a articulação, o osso prolifera e vai formando nódulos. Infelizmente, a essa altura, a doença já superou a fase inicial e os nódulos ósseos característicos da artrose não desaparecerão.

Houveram avanços significativos no campo do tratamento. Quanto mais cedo ele começar, melhores serão os resultados e maior será a chance de retardar a evolução da doença.

Portanto, ao sentir dores frequentes nas articulações, procure um médico especialista.

Sem comentários
Comentar
Name
E-mail
Website

-->